A princípio, as Síndromes pós-covid não afetam só os casos graves. E se forem tratadas inadequadamente podem deixar sequelas crônicas por consequência da inflamação prolongada e intensa.
Grande parte dos pacientes relatam fadiga e sabe por que isso acontece? Nossas mitocôndrias, que são organelas consideradas usinas de energia, trabalham muito na fase aguada da infecção. Dessa forma, causa um “desgaste” diminuindo a produção de energia trazendo fadiga. Nesse caso, o Método Saúde Integrativa pode te ajudar muito.
Ao longo deste mais um ano de “pandemia”, nós vimos não só com diversos casos agudos, hospitais com demandas crescentes… Nós vimos também com um número cada vez maior de pacientes que experimentam sintomas e problemas crônicos de saúde. Que duram muito mais que somente quinze dias.
Vemos com cada vez mais frequência termos como Covid 19 e Covid 19 Pós-aguda nos jornais, blogs, redes sociais… O que sugere que há grande interesse da comunidade médica não médica pelo assunto.
As Principais Sequelas Identificadas São:
Sequelas no Sistema Respiratório: Pouca capacidade respiratória, falta de ar e um cansaço excessivo são algumas sequelas constantes, que podem vir ou não com uma hipoxemia crônica com redução do funcionamento do pulmão e de difusão. Além disso, podem desenvolver uma doença pulmonar restritiva. Eu mostrei em minhas redes alguns exercícios que podem te ajudar a recuperar-se aos poucos.
Sequelas no sistema hematológico: Alguns estudos já relatam que as tromboses atingem cerca de 5% dos pacientes após a alta, e perduram por ao menos três meses após a recuperação.
Sequelas no sistema cardiológico: É comum vermos pessoas que já tiveram Covid com dores torácicas e muita fadiga. Outros estudos também já comprovaram que a demanda metabólica desses pacientes se torna muito maior. As cicatrizes no miocárdio predispõem arritmias.
Sequelas no sistema neurológico: esse apresenta os sintomas mais comuns: fadiga, mialgias, cefaleias, anosmia, disfunção cognitiva e problema de memória. Cerca de 40% dos pacientes também desenvolvem transtornos de ansiedade e/ou depressão.
Sequelas dermatológicas: Algumas pessoas relatam perda de cabelo, 20% para ser mais exara. Além de alterações cutâneas, como reações urticariformes, também são relatadas.
Z
Síndromes Pós-Covid: Mas, afinal, qual a relação da Saúde Integrativa com a Pandemia?
A princípio, para aliviar sintomas físicos e emocionais e promover o bem estar, a proposta do uso do Método Saúde Integrativa no contexto da Pandemia da COVID-18 tem o intuito de melhorar a qualidade de vida de pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Essas práticas podem trazer resultados no autocuidado, equilíbrio mental e emocional das pessoas em isolamento social, bem como o auxílio a profissionais da saúde que atuam na linha de frente e sofrem constantemente os efeitos do estresse de estar lidando com a pandemia.
Com o intuito de potencializar o estresse, o momento vem causando impactos negativos na saúde mental de toda a população, não só dos pacientes e dos profissionais da saúde.
P, existem uma série de comportamentos que podem trazer prejuízos à saúde mental e física de todos nós:
- Medo da contaminação;
- Incertezas em relação ao futuro;
- Excesso de trabalho;
- Preocupação com os familiares e amigos;
- Isolamento social;
- Busca excessiva de informações sobre a pandemia;
- Propagação e cultivo de pensamentos catastróficos e pessimistas.
Práticas Integrativas Que Auxiliam No Tratamento Convencional
Yoga, meditação e práticas correlatas apresentam propriedades antiestresse e anti-inflamatórias documentadas em literatura científica. Dessa , essas práticas podem gerar benefícios de curto e/ou longo prazo no combate a condições associadas à pandemia. Tais como fatores inflamatórios ou estressores psicossociais. Você já praticou hoje?