LGBTQfobia não combina com saúde mental!

Selma Cosso

Selma Cosso

291225133_1179013552953973_2056071899502201467_n

🌈Imagina sofrer preconceitos, ameaças e violências em relação a um aspecto da sua vida que não é doença ou uma escolha pessoal?

Imagina como é a vida de quem é obrigado a viver escondido e com medo dos outros por conta da sua orientação sexual, essa dimensão dos seres humanos que possui origem natural e espontânea?

Imagina como fica a Saúde Mental de quem tem que negar a si mesmo, não podendo amar em liberdade e nem constituir uma vida feliz ao lado de quem ama por causa de preconceitos, violências e perseguições em função das suas inerentes características?

Com certeza, pessoas vitimadas pelos preconceitos alheios têm as suas saúdes mentais prejudicadas e as suas vidas injustiçadas por parte de quem não as respeita.

Por isso, é muito importante dizer que respeito também é sinal forte de Saúde Mental, além de observância aos princípios humanistas e democráticos previstos na lei: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.”(artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.)

Saúde Mental pressupões respeito à condição dos indivíduos.

Quem trabalha com pessoas em sofrimento psíquico por causa da LGBTQFobia sabe disso: quem a pratica precisa de ajuda e quem a sofre na pele precisa ainda mais.

LGBTFOBIA gera sofrimento psíquico e, como violência injustiçável, deve ser combatida de todas as formas.

Saúde Mental é um direito de todos e todos têm o dever de zelar pela solidariedade humana e o respeito social.

Se você for vítima de LGBTQFOBIA, denuncie!
Se você testemunhar LGBTFOBIAS, denuncie!

E se você sentir que não consegue lidar com a diversidade humana, procure ajuda profissional para entender o que acontece dentro de você.

Discriminação é uma forma de violência e, como violência que a muitos machuca, trata-se de uma prática intolerável nas relações humanas.

Portanto, diga não à LGBTFOBIA: todos(as) têm direito à Saúde Mental. ❤

Dia 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho Gay

#orgulhogay #orgulhogaybr #orgulhogay🌈 #diainternacionaldoorgulhogay

Compartilhe esse post

0 0 voto
Avaliação do post
Acompanhar
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Outros Posts

Um lembrete sobre toque consciente
Autocuidado

Um lembrete sobre toque consciente

O toque consciente é a ponte entre o cuidado pessoal e a saúde plena, uma linguagem que transcende palavras e alcança o cerne do bem-estar.

Você já ouviu falar em somatização positiva?
Método Saúde Integrativa

Você já ouviu falar em somatização positiva?

A somatização positiva é uma abordagem inovadora para transformar sua saúde e bem-estar. Ao invés de focar apenas nos sintomas negativos, essa prática valoriza a