Há momentos em que paramos de acreditar em qualquer coisa além do que vemos. De que existe algo maior do que nós, uma consciência universal a que alguns poderão chamar de Deus, o Universo, Os Deuses, Poder Superior, Grande Espírito, Deusa, Natureza, Anjos, Eu Superior, o Grande Mistério… Cada um de nós é parte de um coletivo, descrevendo a mesma coisa “divina” que vemos de diferentes pontos de vista, e cada percepção desse Divino é única.
Essa consciência emana de dentro de você e te conecta com os outros e com o cosmos de forma gentil e amorosa.
O seu mundo material não vai durar muito, por isso você não deve deixar de evoluir, de aprender e de questionar.
Há diversos impactos indiretos da espiritualidade na saúde, como o aumento da resiliência, do convívio social e de uma visão positiva do mundo, partilhada por uma comunidade que pode oferecer apoio para o seu lado espiritual.
Lado Espiritual X Religião
Para falar sobre como afinal podemos nos conectar com nosso lado espiritual na prática, vou diferenciar conceitos e trazer algumas desmistificações ou recomendações importantes que tenho aprendido ao longo da minha jornada e dos conhecimentos adquiridos até aqui.
A compreensão sobre espiritualidade é subjetiva e múltipla, mas não está limitada necessariamente a uma religião. Há religiões que trazem espiritualidade e há espiritualidade sem o caminho sinalizado por uma religião.
Se conectar com a espiritualidade significa ampliar nossa percepção para algo maior ou um entendimento do que existe e se move na nossa existência, seja isso uma energia universal, o cosmos, a unidade, a criação, aquilo que tudo é, Deus ou como você preferir chamar.
Já nas religiões, vemos dogmas e sistema de crenças que geralmente tem a espiritualidade atrelada. Isso pode ser um caminho e fazer bem para muitas pessoas e aqui não devemos fazer nenhum julgamento quanto a isso.
lO Autoconhecimento é a chave!
Autoconhecimento e a prática de atividades que tranquilizem a mente refletem na boa saúde do corpo e da alma.
Buscar sentido para a vida por meio do autoconhecimento e da conexão com Deus ou alguma outra entidade que você acredite é o que chamamos de espiritualidade. É a tentativa dos homens de se conectar, por meio de energia, fé e crença com algo transcendente e maior que nós mesmos.
Desenvolver ou mesmo descobrir a espiritualidade pode ser mais fácil do que você imagina. Afinal, apenas o fato de tomar consciência de que é necessário investir energia e tempo nisso já é um grande avanço.
A primeira conexão com a espiritualidade vem do processo de autoconhecimento, de olhar pra dentro, reconhecendo nossas potencialidades, fraquezas, nosso lado luz e sombra. E para te ajudar na sua conexão com a espiritualidade, aí vão algumas dicas:
Lado Espiritual: Autocuidado
Parece óbvio, mas não é. Na correria do dia a dia, as pessoas se esquecem de olhar para elas mesmas. Reserve um tempo para você. Faça uma meditação, essa prática ajuda a acalmar a mente, traz paz interior e reduz a ansiedade.
Chega um dia em que, sem mais nem menos, precisamos descansar a nossa mente, desligar os seus ruídos para sintonizar aquela voz interior que negligenciamos a muito tempo, mas que tem muito a nos dizer.
Meditar é, acima de tudo, um reencontro com a nossa alma, uma conexão vital para encontrar respostas nestes tempos de mares revoltos.
Perdão
Somos seres holísticos – nosso corpo, mente e espírito estão conectados. Feridas na alma, quando não resolvidas, se refletem em doenças no corpo. E o perdão talvez seja uma das mais poderosas ferramentas de transformação no processo de espiritualidade e autoconhecimento.
Muitas vezes podemos ter a percepção de que perdoar é para o outro, é algo bom para aquele que precisa ser perdoado. Porém, perdoar liberta quem está com essa mágoa dentro de si, liberta do rancor, do ressentimento, da raiva… liberta de muitos sentimentos ruins que nos corroem a saúde, que aprisionam as dores e não as alegrias.
Perdoar é um ato de amor a si mesmo, é deixar fluir suas emoções positivas para te retornarem em bem, em paz, em alegria e leveza e não em guerra e escuridão.
Se tiver algo aprisionado em você, liberte-se. Perdoe! Procure auxílio se precisar. Te ajudo a se ajudar.
Respeito
Tenha respeito por você e pelos outros. Aquela máxima de que não faça com as pessoas o que você não gostaria que fizessem com você é o maior exemplo de respeito por si mesmo e pelas pessoas. É um exercício de empatia se colocar no lugar de outra pessoa.
Otimismo
Pensar de forma positiva transforma nosso cérebro, nos ajuda a ver sempre o lado bom das situações, por mais difíceis que elas pareçam. Otimismo e um belo sorriso no rosto são as melhores armas para enfrentar um dia ou uma fase ruim. Quando somos otimistas emanamos, mesmo que de forma inconsciente, energia positiva para as pessoas e expandimos nosso olhar para o mundo.
Serenidade
Muitas vezes, sofremos por situações que não podemos mudar e isso gera ansiedade e estresse. Acalmar nossa mente e coração é necessário para uma verdadeira ligação com a espiritualidade. A meditação pode trazer essa calma, mas ela também pode vir por meio de uma boa música, leitura, uma prece, uma caminhada na natureza, brincadeira com uma criança, a companhia do seu amor e tantas outras formas. É aquele momento ou pessoa que te tranquiliza, traz frescor para a alma e revigora suas energias.
Isso fez sentido pra você? Conta pra mim aqui nos comentários!
Até a próxima,