O esgotamento é um problema sério que afeta milhões de trabalhadores no mundo todo. Ele é caracterizado por um estado de exaustão física, mental e emocional, causado por um excesso de demandas e pressões no trabalho. O esgotamento pode levar a diversos prejuízos para a saúde, como depressão, ansiedade, insônia, dores, problemas cardíacos, entre outros. Além disso, ele também prejudica o desempenho profissional, gerando queda na produtividade, na criatividade, na qualidade do serviço, na satisfação e no comprometimento.
Para evitar ou combater o esgotamento, é preciso adotar uma nova perspectiva sobre a saúde dos trabalhadores. A saúde integrativa é uma abordagem que reconhece a complexidade e a interdependência dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais da saúde. Ela propõe uma mudança de paradigma, de um modelo focado na doença para um modelo focado na promoção da saúde e da felicidade. A saúde integrativa envolve a participação ativa dos trabalhadores e das empresas na busca pelo equilíbrio e pela harmonia entre o corpo, a mente, o coração e a alma.
Se você quer saber mais sobre como a saúde integrativa pode ajudar você e os seus colaboradores a prevenir e superar o esgotamento, entre em contato comigo. Sou Selma Cosso, palestrante e especialista em saúde integrativa para colaboradores. Vou te mostrar como criar um ambiente de trabalho mais saudável, humano e produtivo.
#selmacosso#saudementalnotrabalho#esgotamentonotrabalho#saudeintegrativa