Você sabe quais são os seus templos? Um dos altos preços de viver no automático da vida moderna é passar diariamente por coisas importantes e tratar sem o cuidado e atenção que elas precisam.
Nosso planeta que agoniza e padece de nossas decisões, nossas casas que nem sempre tem a atenção que merecem e nosso corpo, nosso precioso instrumento para manifestarmos nossa essência, nos realizamos nessa essência, quantas vezes é negligenciado?
Reconhecer a vida como privilégio e gratidão também implica em sermos gratos ao que nos é dado, aos caminhos que nos acolhem, às experiências que nos são oferecidas para nossa evolução.
Reconhecer nossos templos, tomar a posse desses presentes, nos dá consciência de honrá-los e portanto, dar atenção para que tenham o cuidado devido.
Não só nosso corpo, mas nossa tríade, nosso teto e nosso planeta são os símbolos que compõem o templo.
Corpo, Mente E Espírito: A Mente
Os atributos que compreendem o ser revelam sua intercomunicação e a ação precisa que desempenham em cada indivíduo, possibilitando refletir melhor sobre as escolhas cotidianas. Sim, exatamente isso, consciências conectadas e em constante atuação. até nos mínimos detalhes em uma rápida e complexa rede que reage às condições exteriores através do aprendizado, mas com certeza que vai sendo sistematicamente automatizado pela mente.
O QE (nível emocional) é cada vez mais importante do que QI (conhecimento). Controlar seus pensamentos, suas emoções, sua atitude mental é treino e hábito, assim como os outros dois pilares. Se você não colocar como hábito em sua vida, dedicar um tempo diário para treinar e moldar sua mente da forma que deseja, não adianta. Meditação, leituras positivas e visualização são algumas das estratégias para você controlar sua mente e não deixar ela controlar você. Aqui nós (ocidentais) temos muito do que aprender com os orientais. E novamente voltarmos ao estado natural e não o contrário. O natural não é poluir a mente com programas de TV, jornais e notícias negativas, o natural não é ter problemas emocionais. Novamente, estamos apenas voltando ao nosso estado natural, com a mente, corpo e espírito.
O Espírito
Faço parte de uma geração que nasceu bem distante da espiritualidade. Porém, ainda jovem tive a chance de entender a diferença entre ela e a religião, que são coisas totalmente diferentes, e que pra mim eram a mesma. Religião são movimentos que pessoas construíram para esse mundo para levar ensinamentos. Cada um com suas individualidades, crenças e costumes, que sempre são distorcidos com o passar do tempo. A espiritualidade não é tangível, tem a ver com autoconhecimento, com busca da essência interior. Assim como os outros pilares, esse também precisa de prática para ser compreendido. E aí entram práticas como a meditação, oração, leitura e muitos outros.
Mente X Espírito
Nesses dois pilares, tive a oportunidade de conhecer um pouco da Medicina Integrativa, que me ajudou e muito nesse entendimento e claro, me auxiliou bastante na área profissional. Quem tiver interesse em aprender também fica a dica: tem vários conteúdos no meu instagram que podem te ajudar. Para o nosso corpo, as opções são vastas.
Corpo, Mente E Espírito: O Corpo
Se pensarmos em um passado não muito distante, já entenderemos que nosso corpo foi feito para estar em movimento, não parado. Como a cada dia nos movimentamos menos, devido aos novos modelos de trabalho, tecnologia e muito mais, obrigatoriamente precisamos buscar alguma atividade física diária para ao menos diminuir parte dessa falta. No uso da máquina para fazer atividade contrária ao que ela for programada. Com toda certeza terá um grande risco de ter problemas e a máquina parar. Por que você acha que com seu corpo seria diferente? Voltando ao passado não muito distante, também podemos perceber que muitos dos alimentos que temos hoje não existiam antes.
Logo também não fomos desenvolvidos para este tipo de combustível. O que na verdade é apenas uma busca pelo prazer momentâneo, motivado por uma carência nos outros dois pilares: mentais e ou espirituais. Logo percebe-se a importância do alinhamento e equilíbrio entre os três. E por incrível que pareça, em nossa sociedade atual e a inversão de muitos valores, o natural virou esquisitice. O natural é e sempre será saudável, o que veremos é as pessoas simplesmente voltarem a seu estado natural e não o contrário.
Portanto, O que aprendemos com isso?
A maior mensagem que quero te passar com esse artigo é, além de compreender a importância dos 3 pilares e ter o desejo de buscar o crescimento contínuo em cada um deles. Não adianta saber, vai ter que praticar diariamente seu corpo, sua mente e seu espírito… O que leva tempo, dá trabalho, demora, não é fácil e por isso muitos desistem… Mas hoje, eu escolho não desistir, e você?
Até o próximo artigo,