Descontentamento No Trabalho: Quais As Causas E  Como Resolver?

Selma Cosso

Selma Cosso

descontentamento-no-trabalho-quais-as-causas-e-como-resolver

O descontentamento no trabalho é uma situação muito comum que pode trazer diversos impactos negativos para a liderança e para os profissionais, como rotatividade, absenteísmo, entre outros. Os colaboradores passam a maior parte de seus dias na empresa, por isso, é importante que eles estejam satisfeitos e motivados.

Mas o que causa o descontentamento no trabalho? E como lidar com ele? Neste artigo, vamos abordar essas questões e dar algumas dicas para melhorar o clima organizacional e a produtividade.

O Que É O Descontentamento No Trabalho?

O descontentamento no trabalho está relacionado à falta de concentração, desmotivação, baixa produtividade, distração, entre outros efeitos que impactam diversos profissionais no mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Isma (International Stress Management Association) apresentou um resultado que mostra que 72% das pessoas estão infelizes no trabalho.

O descontentamento no trabalho pode desencadear outros problemas, como um aumento no número de erros durante a realização de processos que envolvem a rotina diária do trabalhador. Além disso, pode afetar a saúde física e mental dos colaboradores, aumentando os riscos de doenças como depressão, ansiedade e síndrome de Burnout.

Quais As Causas Do Descontentamento No Trabalho?

As causas do descontentamento no trabalho podem ser variadas e dependem de fatores internos e externos. Os fatores internos estão ligados às condições de trabalho, salário, possibilidade de crescimento, reconhecimento, feedback, liderança, entre outros. Já os fatores externos referem-se à saúde mental do colaborador ou ao relacionamento com amigos e familiares, ou outras possibilidades que podem estar relacionadas a causas pessoais da vida de um colaborador.

De acordo com uma pesquisa de 2015 feita pela Michael Page com mil executivos no Brasil, o motivo que gera maior infelicidade no trabalho é a gestão má estruturada e sem planejamento – 21% dos entrevistados relataram esse problema. O levantamento também apontou que, depois da má gestão, a falta de feedback e reconhecimento são as causas mais recorrentes de infelicidade, cada uma equivalente a 12%. Por fim, em quarto e quinto lugar, ficam a falta de agilidade e performance das áreas de suporte, com 10%; e a burocracia, equivalente a 8%.

Como Saber Que O Funcionário Está Desmotivado Com O Trabalho?

Para evitar que o descontentamento no trabalho se torne um problema maior, é preciso identificar os sinais de que o funcionário está infeliz com o seu trabalho. Alguns indícios são:

  • Baixo desempenho e produtividade;
  • Falta de comprometimento e engajamento;
  • Atrasos e faltas frequentes;
  • Reclamações constantes;
  • Desinteresse pelas atividades;
  • Isolamento dos colegas;
  • Resistência às mudanças;
  • Falta de criatividade e inovação.

Quais Os Impactos Negativos Que Isso Pode Causar Na Empresa?

O descontentamento no trabalho não afeta apenas o funcionário, mas também a empresa como um todo. Alguns dos prejuízos que podem ser causados pelo descontentamento são:

  • Perda de talentos e aumento da rotatividade;
  • Maior custo com contratações e treinamentos;
  • Queda na qualidade dos produtos ou serviços;
  • Dificuldade em atender às demandas dos clientes;
  • Perda de competitividade e lucratividade;
  • Deterioração do clima organizacional;
  • Danos à imagem da empresa.

Como O RH Pode Ajudar A Resolver Problemas Como Descontentamento No Trabalho?

O setor de recursos humanos tem um papel fundamental na prevenção e solução do descontentamento no trabalho. Algumas das ações que o RH pode realizar são:

  • Fazer pesquisas de clima e satisfação para identificar as principais insatisfações dos funcionários;
  • Oferecer feedbacks constantes e reconhecer os méritos dos colaboradores;
  • Promover a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais;
  • Estimular a participação e a colaboração dos funcionários nas decisões da empresa;
  • Proporcionar benefícios flexíveis e adequados às necessidades dos funcionários;
  • Cuidar da saúde e bem-estar dos funcionários, oferecendo programas de qualidade de vida, ginástica laboral, apoio psicológico, etc;
  • Investir em tecnologia para facilitar e agilizar os processos internos;
  • Melhorar a comunicação e o relacionamento entre líderes e liderados.

Conclusão

Espero que este artigo tenha sido útil para você entender mais sobre o descontentamento no trabalho e como lidar com ele. Lembre-se de que a satisfação profissional da sua equipe depende de vários fatores,

Se você quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde mental e corporal no trabalho, convido você a ler outros artigos meus sobre o assunto. Neles, você vai encontrar dicas práticas e eficientes para aumentar o  bem-estar e a qualidade de vida.

Agradeço a sua atenção e espero que você continue me acompanhando. Até a próxima!

Compartilhe esse post

0 0 voto
Avaliação do post
Acompanhar
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Outros Posts

Um lembrete sobre saúde holística
Lembrete

Um lembrete sobre saúde holística

Para mim, é nas interações que cultivamos que encontramos um reflexo de nossa própria jornada. Relacionamentos autênticos são aqueles que nos fazem sentir vivos —