A Importância do Alongamento Diário

Comunicação Encantada

Comunicação Encantada

a-importancia-do-alongamento-diario.

O alongamento diário quando feito da maneira correta, pode trazer vários benefícios para nosso corpo, como por exemplo: Aumentar a flexibilidade, deixando os movimentos mais leves, melhorando a aptidão física e aliviando tensões musculares; Melhora a postura; Prepara o músculo para a atividade física, prevenindo lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico. Além disso, também ativa a circulação sanguínea. Alongue-se!

O que é Alongamento Diário?

Antes de mais nada, é importante saber que alongamento é um exercício físico voltado pra ajudar na flexibilidade dos músculos.

Promove o estiramento de boa parte das fibras musculares. Além de trazer uma amplitude maior dos movimentos, ajudando na performance em diferentes atividades físicas.

Mas vale destacar que não é por se tratar de uma atividade leve e recomendada para todas as idades, que o alongamento deve ser realizado de qualquer jeito.

O ideal é que a série seja criada por um profissional que pense nas condições físicas do atleta e obedeça a uma sequência lógica de execução

Qual a importância do Alongamento?

Movimentos simples, mas poderosos. O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida. Melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.

O alongamento é um exercício que faz bem não só para o corpo, mas também para a alma. A sensação de relaxamento produz bem-estar e melhora a qualidade de vida, afinal, traz ânimo, aumenta a autonomia do corpo e previne o surgimento de dores.

Por essa recomendação deve ser realizado alongamento antes do treino e alongamento pós treino. Porque a fisiologia é bastante clara nesse sentido: músculos encurtados e tensos limitam a amplitude dos movimentos, afetam a postura. Em certos casos, a precariedade na flexibilidade da musculatura pode trazer sérios desconfortos físicos.

O que são alongamentos estáticos, dinâmicos e passivos?

Ao entender a importância do alongamento diário na atividade física, saiba que existem diferentes tipos de alongamento e cada um deles é realizado de uma forma. Cumprindo papéis bem específicos na musculatura. Veja abaixo:

Estático

Esse tipo de alongamento é recomendável após o exercício, com um tempo intercalado de 20 a 30 segundos. Ele pode aumentar a amplitude respeitando o limite do corpo. Além disso, relaxa e resfria o corpo aumentando a sensação de bem estar.

Dinâmico

No alongamento dinâmico, o atleta faz movimentos de vai e vem, que por sua vez, ajudam a trabalhar diferentes estruturas, por meio de estímulos que ajudam os músculos a se soltarem e ficarem menos tensos.

Passivo

O Alongamento Passivo é a melhor forma de prevenir encurtamento e deformidades. Era o que se acreditava antigamente. Durante muitos anos, uma das principais intervenções para crianças com paralisia cerebral era o alongamento passivo, já que manter a flexibilidade dos músculos e prevenir deformidades é um objetivo importante para essas crianças.

Porém, o que as evidências mais atuais têm sugerido é que infelizmente o alongamento passivo não previne as deformidades, então precisamos ter uma visão mais abrangente e ampla sobre essa questão. Sabemos que não é, mas é importante abrirmos essa discussão e conversarmos mais sobre isso.

Espero que tenham gostado!

Até o próximo artigo,

Selma Cosso

Compartilhe esse post

0 0 voto
Avaliação do post
Acompanhar
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Outros Posts

Um lembrete sobre saúde holística
Lembrete

Um lembrete sobre saúde holística

Para mim, é nas interações que cultivamos que encontramos um reflexo de nossa própria jornada. Relacionamentos autênticos são aqueles que nos fazem sentir vivos —